Assim como nas relações interpessoais os negócios também estão a se beneficiar dessa transformação, e vem a cada dia digitalizando seus processos e aprimorando seus produtos de forma a se aproximar cada vez mais de seus clientes através da utilização da internet, softwares e algoritmos sofisticados a fim de satisfazer seus clientes através de novas experiências digitais.
A consolidação do uso de smartphones em meados de 2016 associado a conexões de internet rápida deu um grande impulso a essa transformação, assim como a popularização das redes sociais e a adoção de interfaces amigáveis colocou em xeque toda possível resistência ao mundo digital.
As equipes de tecnologia que antes se preocupavam com a implementação de sistemas e equipamentos, hoje estão em uma jornada mais analítica e centrada na experiência de uso apoiados em tecnologias emergentes como: computação em nuvem, inteligência artificial, internet das coisas e Big Data.
Porém como toda moeda tem dois lados a adoção desses poderosos recursos trazem consigo a exposição a novos riscos como: vazamento de informações, roubo de identidade, interrupção de serviço e tantos outros.
Neste novo cenário as organizações necessitam estar preparadas (Ready) para evitar os riscos da era digital (Cyber Age) evitando assim perdas financeiras e impactos de imagem através da adoção de um comportamento seguro associado a tecnologias de segurança a fim de evitar impactos e contratempos durante a jornada da transformação digital.
Luiz Gustavo Ribeiro (01/2019)